quarta-feira, 26 de maio de 2010

POÉTICA

Poética
Para quem gosta de Arte
Bethuel Neumann Becker
Definir o que é poética nem sempre é fácil, pois ela faz parte de um momento na vida de cada pessoa, principalmente dos artistas que trabalham com ela diariamente, mesmo sem perceber da sua existência, da sua participação em cada movimento, em cada pincelada ou em cada colocação de uma peça.
Maravilhosa poética, você nem sempre entendida, e às vezes mesmo rejeitada pela incredulidade de sua existência. Mas queiram ou não, lá onde esta o artista, o artesão, o construtor, etc. lá também esta você.
Tentarei decifrar em palavras o que é realmente a poética; ela não é a construção, mas é o momento da construção, ela não é o tijolo, mas é o coloca-lo no lugar adequado, ela não é tinta nem pincel, mas o toque mágico da tinta, dado pela mão que segura o pincel, pela mão de quem imagina a obra pronta.
Poética é o ato de fazer algo imaginado, o momento da feitura, a cada segundo que a obra toma forma e te surpreende, podendo te deixar triste, ou deixar-te feliz, alegre. Poética é finalmente a arte de chegar mais perto daquilo que sonhamos e que conseguimos concretizar, seria como chegar perto de Deus que não vemos, mas sentimos a sua existência.
E ela, a poética esta em todos lugares, porem são poucos os olhos que a podem ver, porque um gesto é momentâneo, porem ele faz a arte, é o pensar, é o agir e criar com arte, com amor, com poesia.
A poética é difícil de ser entendida, pois não é vista por todos, porque ela esta nos olhos de quem olha e não na coisa olhada, na coisa pronta, porque na coisa pronta não encontraremos mais a poética, mas sim já a poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário