quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Redação sobre o NADA

REDAÇÃO SOBRE O NADA
Bethuel N. Becker 02/11/2011
O NADA
O que é o NADA? NADA.

No dicionário acharemos o NADA como sendo a não existência – ausência de quantidade – o que não existe – inutilidade etc.
Na prática temos nos encontrado com muitas coisas que já foram nada e hoje deixaram de ser. Por Ex. o vazio que existe no universo era considerado até a década de 50 do século passado como um verdadeiro NADA.
Curiosidade – quando foi lançado o primeiro satélite dirigido por foguetes que se acendiam eu a partir daquele momento deixei de acreditar no que os professores ainda insistiam em ensinar que era o espaço cósmico vazio, um vácuo, um NADA. Pois por raciocino para que o foguete pudesse mudar a trajetória era preciso que tivesse alguma resistência no vazio, pois se NADA existisse não conseguiria mudar sua trajetória.

Voltamos ao NADA, porque deram esta denominação para uma coisa inexistente? Porque o NADA apesar de não existir ele é considerado um espaço disponível para que seja utilizado. EX. Pergunta – O que tem em cima da mesa? Resposta - NADA.
Realmente para qualquer pessoa que olhar para uma mesa que não tenha sobre ela, utensílios ou qualquer outro instrumento, peças, livros etc. a resposta será que sobre a mesa não tem NADA. Agora se colocamos uma caixa sobre a mesa, ela passa a ocupar um lugar do nada. A onde era o NADA agora passou a existir uma caixa. Por isto é que se criou a expressão NADA, para dizer que ali em tal lugar não tem corpo algum ocupando espaço. É apenas um vazio.

Tecnicamente a expressão NADA é utilizada de forma equivocada, pois que quando dizemos que nesta caixa não tem NADA, esquecemos de dizer que existe somente AR – este ar que tem como sua formação vários gases (Nitrogênio 78% - Oxigênio 21 % e outros gazes 1 %) e que ocupa todos os espaços vazios onde dizemos, por não estarmos vendo o AR, que ali não tem NADA. Para ser desta maneira, não ter NADA, seria necessário existir ali somente vácuo absoluto.

PS: É comum as pessoas confundirem o AR com Oxigênio. O oxigênio faz parte da constituição do AR, mas não é ele o AR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário